top of page

Terceira Idade e os Nossos Idosos



No dia 28 de Outubro celebra-se o Dia Mundial da Terceira Idade, este dia tem como objectivo chamar atenção para os problemas económicos, sociais e de saúde que esta parte da população enfrenta diariamente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais, porém com o passar do tempo e consoante os países este limite é alterado. A OMS considera que a idade não é um factor preciso para as alterações que acompanham o envelhecimento, podendo haver variações consoante as condições de saúde, interacções sociais e nível independência.




Para além, dos sinais mais visíveis do envelhecimento, o decréscimo de algumas aptidões, constituem um processo de diminuição de capacidades funcionais, que aumentam a vulnerabilidade dos idosos.

Porem, se algo aprendemos neste últimos tempos, é que temos de dar cada vez mais valor aos nossos idosos, são eles pilares no seio de muitas famílias, transmitindo conhecimento, valores e até aqueles conselhos que na hora certa fazem toda a diferença e que hoje muitos já não podem receber.

São eles que ajudam muitos pais a criar os filhos em tempos cada vez mais exigentes para todos.

È um dia para relembrar aos mais novos, a importância que esta geração teve no que hoje têm e só por isso os devem tratar com respeito, protecção, carinho e paciência.

O mundo que eles conheciam hoje é bem diferente e se nós mais novos às vezes temos dificuldades, imaginem eles que há 40 anos atrás não tinham toda esta tecnologia e agora, praticamente tudo é feito por computador.

Portanto no dia 28 de Outubro, o destaque vai para todos os idosos e não se esqueçam (coloquem um lembrete no telemóvel) consoante a geração, liguem ou melhor visitem os vossos pais, avós, bisavós. Não sabemos o dia de amanhã e antes que seja tarde dêem um abraços e digam-lhes o quanto gostam deles.




P.S. Sigam as nossas redes sociais, vamos ter algumas dicas e sugestões para a Terceira Idade


https://m.facebook.com/palclini/

https://www.instagram.com/clinicaraquelsaraiva/






50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page